Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

Cansaço

Hoje chorei. Nem sei por que razão e depois do choro até sorri de mim mesma a pensar que não tenho razão nenhuma para tal. No entanto, pensando bem, até talvez tenha mesmo...estou cansada.

E podem perguntar porquê já que as férias ainda são tão recentes e o ano de trabalho está apenas a iniciar-se mas a verdade é que estou cansada de tudo. Cansada destas viagens intermináveis que faço diariamente. Cansada de me sentir impotente para realizar tudo o que gostaria mas que não consigo alcançar. Cansada de ter uma sala cheia de crianças que formam um grupo de tal forma heterogéneo que, durante o dia de hoje tinha 5 trabalhos diferentes a serem desenvolvidos simultaneamente, já que os alunos são de níveis completamente distintos. E a sensação de querer conseguir responder a todas as solicitações, a todos os dedos no ar, a todos os chamamentos de "professora, venha cá", e não ser capaz deixou-me totalmente extenuada.

Pior ainda, a sensação que tenho à frente 9 longos meses deste martírio constante porque as perspectivas não são de que as coisas possam vir a melhorar.

Com tantos professores que há para colocar será esta uma situação justificável?! E depois vem a senhora ministra, com o seu arzinho sobranceiro e irritante dizer que não lhe interessa a opinião dos professores e sim a dos pais.

E qual será a opinião de pais que tenham crianças inseridas em turmas como a minha ( e são tantas por esse país fora...), que poderiam fazer muito mais e melhor e ficam limitadas porque os professores não conseguem fazer milagres?

É por estas e por outras que eu jogo fervorosamente no euromilhões e no totoloto todas as semanas e juro a pés juntos que, no caso de ser uma das excêntricas sortudas, digo adeus à escola e vou passar férias para Bora-Bora por tempo indeterminado!!

sinto-me:
publicado por daplanicie às 17:48

link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Flá a 18 de Setembro de 2007 às 19:58
o mais curioso é que nem os pais estão de acordo com esta sobrecarga para os professores porque sabem prejudicar o desempenho de cada uma das crianças..parece que a senhora ministra não quer saber da opinião de ninguém.

e não chore...quanto mais pensamos nas coisas pela perspectiva negativa..mais negras nos parecem as coisas...e de acordo com uma teoria que estudei, ou fiz por isso, a psicologia o efeito das perspectivas (efeito de pigmalião ) tende a confirmar-se..por isso pensamentos positivos

beijinho
De Caty a 18 de Setembro de 2007 às 23:28
Olá!!
Isso deve ser por estares cansadinha!!!
Beijinhos amiga, e força!!!
De sociolocaminhar a 19 de Setembro de 2007 às 00:52
Boa noite ,
não sou professor por isso posso dizer .
lá que a ministra precisa que todos os livros lhe caiam em cima da cabeça precisa mesmo.
É arrogante , parece ser a única detentora da verdade para além do mais teve ontem uma prestação digna de alguém que não sabe qual o o seu lugar.
Exemplo de arrogância puro.
de facto falou-se de tudo .
que o insucesso se devia a a se ter enveredado por um determinado tipo de ensino elitista e virado para o saber teórico .
Até concordo que nem todos os alunos tenham uma vocação virada para o pensamento abstracto e que terão de encontrar no sistema saidas que os motivem .
esqueceu-se no entanto de dizer que , o insucesso tem como causa fundamental , a impossibilidade pratica de um professor acompanhar as diferentes dificuldades que cada aluno enfrenta no seu percurso de ensino aprendizagem , esqueceu-se de dizer que o ensino em turmas de 30 ou mais alunos não permite qualquer tipo de acompanhamento do individual , qualquer conhecimento da realidade de cada aluno e de possibilidade de acompanhamento das diferentes dificuldades .
De facto parece que se quer acabar com o insucesso por uma qualquer arte magica .
Parece que se descobriu agora um novo tipo de ensino que vai resolver todos os problemas do mundo , esqueceu-se no entanto de dizer que estes alunos que aos 14 ou 15 anos são obrigados a fazer uma opção para a vida , encontrarão no futuro as maiores dificuldades em prosseguir estudos superiores se para tanto um dia mais tarde descobrirem outras vocações .
esqueceu-se de dizer que nenhum ensino pode ser motivador, se um aluno andar a estudar no mínimo 12 anos e o único emprego que encontra é em emprego mal pago e numa qualquer precariedade da vida e sem possibilidade de sonhar.
esqueceu-se de dizer que cabe a cada professor determinar a forma como em função de uma determinada turma e das suas dificuldades particulares saber com que nº de alunos consegue trabalhar de modo a que estudar se torne um prazer e não uma desilusão que conduz indubitavelmente a exclusão , e dai à a guetização e e à agressividade como única forma de reconhecimento inter pares.
esqueceu-se de ser humana .
Porém quero dizer aos professores que apesar de todas as dificuldades que enfrentam , tem entre as mão uma das maiores responsabilidades a de tentar fazer o melhor que poderem ,para que ainda assim tenham um contributo ainda que pequeno para que o mundo possa ir mudando aos poucos.
Se conseguirem que alguns dos seus alunos se recordem 30 ou 40 anos mais tarde que tiveram um professor que os tocou profundamente então essa é uma profissão que apesar de todas as dificuldades valeu a pena ter.
bons sonhos
De Milena a 19 de Setembro de 2007 às 10:01
Olá!
Essa desilusão talvez se deva ao stress do inicio do ano.
São sempre muitas novidades, e os miúdos vêm muito excitados das férias... os professores assim como os alunos precisam de uns dias para adaptação, tenta levar as coisas com calma e de vez em quando abstraite, pensa em coisas boas, e a chatice da viagem tem sempre uma boa música como companhia.
Bjs
De joão palmela a 19 de Setembro de 2007 às 10:37
Penso que essa desilusão é generalizada, embora muitos ainda teimem em não dar por isso, assobiando para o ar e olhando para o lado.
A Causa Principal, é o charco em que este País se tornou, e no qual nos querem obrigar a chafurdar.
O responsável por tal e seu principal mentor, o chefinho da seita que nos desgoverna.
A solução, a mesma de sempre uma vez que teimamos em não conseguir sair desta situação por mais décadas que passem. Acordar e Resistir, Resistir Sempre e com Coragem Dizer... Por Ai Não Vou!!!
Adeus um Abraço Amigo,
João Palmela
De nofimdoarcoiris a 19 de Setembro de 2007 às 12:42
Chorar ajuda a limpar a alma!
Força para aguentares mais um ano de trabalho que, acredito, não vai ser fácil.
Beijinhos
De estoriasdaminhaterra a 19 de Setembro de 2007 às 14:33
Não costumo jogar no euromilhões nem no totoloto. Se calhar devia... Podia muito bem ser a maneira de dizer adeus de vez a uma carreira negada por haverem professores a mais para a ministra e a menos para as crianças. Também tenho vontade de chorar, mas por motivos diferentes, por ter investido 4 anos da minha vida, por ter investido rodos de dinheiro numa profissão que o mercado de trabalho não quer e poucos estimam. De que valerá a vontade de ensinar a vontade de construir caminhos novos e de formar cidadãos se a sociedade nos considera mesmo antes de nos dar uma oportunidade, excedentários cujo caminho talvez seja seguir outro caminho. Mas que caminho senhores? Vida triste a de professor...
De sAndRa a 19 de Setembro de 2007 às 16:15
Gosto de ler o teu blog, porque nunca me tinha colocado no ponto de vista dos professores, tens a tua razao. Muitas vezes tambem ja chorei e fartei desta vida, em que luto diariamente por uma vida melhor e nada é facil, bem pelo contrario. Nao jogo no totoloto mas era tao bom que saisse. Tenho que começar a jogar.
beijos
De dolce_vita a 19 de Setembro de 2007 às 21:13
Cara colega
vou aceitar como sugestão ,jogar no euro-milhões,
como a entendo.Mas a SRA.Ministra,não !Não gosta de nós ,claro, nós também não gostamos dela,a SRA,faz mesmo por isso,há quem não goste de ser gostada.
A colega acha que ela está do lado dos pais e os pais do dela?!
Olhe que não!
apenas somos um povo de deixa andarcomo dizia o poeta de brandos costumes.
tenha um bom ano.
Ser professor neste país é uma profissão de RISCO
RS

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Emocionalmente Saudável

. Ano Novo, Vida Velha

. Esperar

. Aos meus amigos

. O valioso tempo dos madur...

. Filhos

. Sinto-me...

. Hoje

. Tirar o "S" da CRISE

. Chuva...chuva...chuva

.arquivos

. Janeiro 2014

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

.on-line

website stats

.Contador

blogs SAPO

.subscrever feeds