Tenho encontrado cada vez mais frequentemente pessoas que estão a perder o hábito de pensar. Muitos são jovens que parecem ter os cérebros desligados ou no piloto automático. Chega a ser assustador.
Tenho pensado bastante sobre este assunto que me preocupa verdadeiramente. Levamos uma vida ocupadíssima. Temos pessoas com as quais lidar... Decisões a tomar... Estratégias a desenvolver... Planos a implementar... Conflitos... Negociações... Acordos... Valores a trocar... É preciso pensar para fazer acontecer.
Fui pesquisar sobre esse acto saudável que é o pensar e encontrei algumas definições interessantes. Uma delas diz que o propósito do pensar é arranjar o mundo na nossa mente de forma a poder aplicar a emoção efectivamente. Por mais racionais que sejamos, no final, é sempre a emoção que faz as escolhas e toma as decisões. Ao decidirmos comprar um carro, por exemplo, examinamos os dados técnicos, comparamos os atributos, choramos o preço, olhamos para a força do motor, perguntamos sobre o sistema de suspensão mas, no final, escolhemos o carro que queremos comprar pela emoção. É o desenho do carro, a sensação que ele traz, a impressão que causa, que acabam por determinar a nossa escolha. Pura emoção.
É assim também com o livro que vamos ler, a pessoa com quem vamos casar e até mesmo o fornecedor que vamos contratar. Por mais fria que seja a análise, no fundo é a emoção que faz a diferença.
É por isso que as empresas hoje em dia gastam dezenas, centenas, milhões de euros em sistemas e processos que tentar recriar aquilo que todos os bons homens de negócio sabem há muito tempo: chamar o cliente pelo nome, saber do que ele gosta, avisar quando a mercadoria certa chegou... Hoje chamam a isto de CRM - customer relationship management , não é chique? E custa muito dinheiro... Tentam fazer com que os computadores actuem sobre a emoção das pessoas.
Não é fantástico quando chega o cartão da loja comemorando o nosso aniversário? Pois isto que é apenas um dos truques de marketing que tentam fazer com que orientemos a nossa emoção para escolher aquela empresa.
E quando não pensamos é isso mesmo que acaba por acontecer. Deixamos que vendedores competentes manipulem nossas emoções e consigam que façamos o que eles querem.
É assim que hoje elegemos políticos...
Quando começamos a pensar, a reflectir, deixamos de ser uma manada de bovinos resignados e passamos a agir como gente que tem vontades. Gente que observa, julga e toma suas escolhas conscientes. Gente que arranja o mundo em suas mentes para aplicar a emoção de forma efectiva . Pensemos nisto.
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