Quinta-feira, 22 de Novembro de 2007

Mães do coração

Tenho assistido quase diariamente a um programa num dos canais da televisão por cabo que fala da adopção. Em cada programa é focado o caso de uma família e através dos intervenientes directos no assunto, isto é, pais e mães adoptivos e crianças adoptadas é relatado todo o processo pelo qual passaram até à concretização final do desejo de ambos.

É um programa muito interessante e que me deixa sempre com a lagrimita no olho, primeiro porque sou mesmo muito chorona e depois porque são sempre histórias realmente  tocantes e que ilustram bem o melhor que a natureza humana tem... que o amor é infinito e que o podemos partilhar com aqueles que são menos afortunados naquilo que é a base da nossa existência, a família.

Num mundo perfeito, cada criança teria direito a uma mãe e um pai que os adorassem acima de tudo e que lhes proporcionassem tudo o que têm direito mas, infelizmente, sabemos perfeitamente que o nosso mundo pode ser tudo menos perfeito. Assim, há instituições cheias de crianças a precisarem de ser amadas e milhares de casais cheios de amor para dar e sem poder conceber filhos biológicos.

Apesar disto há muitos desses casais que, talvez por receio, não encaram a via adoptiva como uma solução para o seu problema. Também é verdade que o sistema de adopções no nosso país tem deixado muito a desejar no que se refere à duração do processo. Havia casais à espera de crianças durante anos a fio enquanto crianças abandonadas cresciam a esperar por um colo que demorava a chegar.

Tenho um aluno que é adoptado e, como ele mesmo diz com toda a convicção do mundo "Não sou filho da barriga. Sou do coração."

 Acho que estas palavras reflectem bem o que é um filho adoptivo. Afinal de contas o velho provérbio está correcto: Parir é dor, criar é amor.

Às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe, desejo que tenham sempre forças para continuar essa missão que só pode ter sido dada por Deus.

tags:
publicado por daplanicie às 22:02

link do post | comentar | favorito
|
15 comentários:
De Ohayo a 22 de Novembro de 2007 às 23:05
Também tenho visto reportagens sobre o tema. Vi um programa da Júlia Pinheiro sobre a história de um casal que queria muito um filho, mas não conseguiam. Um dia iam a caminho da vila, mas por algum motivo que desconheciam, quiseram ir à igreja e lá encontraram um bebé abandonado o qual acabaram por adoptar. No programa via-se neles todo o carinho que se dá a um filho. O rapaz tinha já 20 e poucos anos. Além disso abriram publicamente as portas à mãe biológica que desconfiavam que sempre o observara e que sentiam que algo a levou a tomar aquela decisão. Foi um programa que levou todos a chorar. A mim também me vieram as lágrimas aos olhos. Isso é um assunto que sempre me tocou. Quando era pequena sonhava ter uma casa de acolhimento para dar a todas as crianças que precisam o que eu tive: o melhor. Sempre tive a ideia de adoptar. Há muitas crianças que precisam de um lar, de carinho... isso é muito importante.
De daplanicie a 25 de Novembro de 2007 às 10:37
Há histórias maravilhosas de crianças adoptadas, de pessoas altruístas que querem fazer algo pelos outros. Também tive o sonho de adoptar algumas crianças orfãs mas depois a vida caminhou noutro sentido.
Cumprimentos
De guiga a 23 de Novembro de 2007 às 15:54
Tens razão! Aqui no meu trabalho tenho contacto com várias crianças, filhos de utentes. Fico muitas vezes a brincar com eles, enquanto a minha colega faz os atendimento sociais. Muitas vezes me passa pela cabeça que poderia amar muito uma criança que não fosse minha de sangue, mas sim de coração!
É realmente um gesto muito humano adoptar uma criança, dar-lhe boas condições de vida, dar-lhe uma oportunidade em ser feliz e realizada!
Pena nem todas as pessoas aceitarem bem esse tipo de acções. Algumas chegam até a ser preconceituosas e maldosas nos comentários que fazem. Infelizmente conheço pessoas assim, que partem de maus exemplos, esquecendo dos bons.

Bom fim-de-semana!
Beijos *.*
De daplanicie a 25 de Novembro de 2007 às 10:43
Há de tudo...quem naõ faça nada, quem faça tudo o que pode e ainda mais, quem não faça nada e ainda critique quem faz e quem faça apenas para mostrar que faz.
beijinhos e resto de bom fim de semana
De Joe Ant a 23 de Novembro de 2007 às 16:34
Gosto da forma simples e directa das sua narrativas.
Vejo que é professora... Desejo-lhe "Boa Sorte"
Continue a encantar-nos com os seus escritos
Muito bom fim de semana.
Sé é feliz.... faça a si prórpia o favor de continuar a sê-lo.
De daplanicie a 25 de Novembro de 2007 às 10:53
Muito obrigada pela sua visita e comentário. Espero que tenha realmente gostado do que por aqui encontrou.
Cumprimentos
De mauricio_102 a 23 de Novembro de 2007 às 18:58
´´A noite os Pais despediram-se do filho e disseram-lhe que ele era "ADORA DÔR".

.
EXTRA: Um NATAL porreiro e um ANO NOVO fixe para todos os Bloggers Portugueses que são porreiros.

NOTA: Se não tiveres inspiração para novos artigos procura algo no Site CIÊNCIA VIVA, http://www.cienciaviva.pt/home . FIM DO EXTRA.



E agora,

Olá Blogger. Vamos criar um MOVIMENTO DE BLOGGERS para MUDAR A LETRA do Hino Nacional ?!

http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Portugal/Simbolos_Nacionais/HinoNacional.htm


Escreve a tua versão.


A minha PROPOSTA:

"A Liberdade" (um povo sem formação não é um povo livre).

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

E agora a parte em que se faz a ALTERAÇÃO:.

Às aulas, às aulas!
Na Escola e no Trabalho,
Às aulas, às aulas!
Pela Pátria aprender
Contra o atraso estudar, estudar! (*2)


(*2) - ALV - Aprendizagem ao Longo da Vida.

"Toda e qualquer actividade de aprendizagem, empreendida numa base contínua,
com o objectivo de melhorar conhecimentos, aptidões e competências".

Site em http://www.alv.gov.pt


BRAGA ( mas LISBOETA, "A Invasão Mourisca", http://jn.sapo.pt/2007/02/27/opiniao/a_invasao_mourisca.html ) 31.5.2007.

JOSÉ DA SILVA MAURÍCIO para os que não gostam de Anónimos.

ANÓNIMO para os que não gostam de armantes.

E para os restantes, J#o? d/ sI&v? Ma+/+u)io ( ASSINATURA ILEGÍVEL ).

mauricio_102@sapo.pt

http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/30664.html
De daplanicie a 25 de Novembro de 2007 às 10:55
Um comentário diferente dos habituais. Obrigada pela visita.
Cumprimentos
De dolce_vita a 24 de Novembro de 2007 às 21:08
Como está Luz
Um tema sempre em debate e reflexão.Adopção neste país é realmente dolorosa e sinuosa,lenta.Aos pais adoptivos é-lhes vadado e negado doar amor.Mas a vontade de amar esses filhos,não esmorece,pelo contrário,lutam muito por eles.
Força para todos estes pais.
(tenho no meu cantinho,um "prémio",entendi que o devia oferecer).
um beijinho
De daplanicie a 25 de Novembro de 2007 às 11:01
Parece-me que as coisas tendem a mudar mas de tal forma lenta que mais parece parada. Esperemos que quem tem poder para tal modifique as leis para facilitar ainda mais quem quer amar uma criança mesmo que ela não tenha sido concebida por si.
Beijinhos
De SAJJ a 28 de Novembro de 2007 às 11:39
Olá
Somos quatro estudantes de psicologia da universidade de Coimbra e estamos a realizar um trabalho sobre adopção. Se fosse possível podiam-nos dizer qual é esse programa da Tv. por cabo que fala sobre a adopção?
Se fosse possível também gostaríamos que alguém nos contasse a sua história, as dificuldades por que passaram durante o processo de adopção e como se encontram na actualidade.
Agradecidas pela atenção de todos os participantes neste blog.
Os melhores cumprimentos
Ana, Joana, Jolente e Silvana
De daplanicie a 28 de Novembro de 2007 às 12:25
O programa a que me refiro passa por volta das 7h e 30 da manhã num canal da cabovisão que se chama people and arts e penso que também repeta mais tarde. É um programa americano e muito bom porque acompanha os casos desde o início. Boa sorte para esse trabalho que estão a fazer.
De Anónimo a 28 de Novembro de 2007 às 17:09
Obrigada pela informação.
Mesmo assim se alguém que vê este blog e que tenha adoptado uma criança ou se conhece alguém que o fez e quiser partilhar a história, nós agradecíamos . Se fosse necessário a confidencialidade estamos disponíveis a isso. Se for este o caso, informem e nós deixamos os nossos contactos.

Cumprimentos
Ana, Joana, Jolente e Silvana
De rita a 31 de Março de 2008 às 10:19
Bom dia. Escrevo-lhe na qualidade de jornalista de um programa de televisão da SIC. Estamos à procura de casos de 'pais do coração' para trazer ao programa. Acha que os pais do seu aluno estariam interessados em falar um pouco comigo? Podem contactar-me através de ritallouro@gmail.com.
Os melhores cumprimentos e obrigada.
De daplanicie a 3 de Abril de 2008 às 16:46
Olá Rita
Há realmente coincidências engraçadas e acontece que cheguei à conclusão pelo nome que tens no mail e pelo teu blog que andaste a estudar com a minha filha. :-)
Em relação ao assunto em questão, perguntei aos pais do meu aluno que, infelizmente, não se mostraram disponíveis para exporem o seu caso num programa televisivo. Desejo-te muito sucesso e muitas felicidades.
Um beijinho

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Emocionalmente Saudável

. Ano Novo, Vida Velha

. Esperar

. Aos meus amigos

. O valioso tempo dos madur...

. Filhos

. Sinto-me...

. Hoje

. Tirar o "S" da CRISE

. Chuva...chuva...chuva

.arquivos

. Janeiro 2014

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

.on-line

website stats

.Contador

blogs SAPO

.subscrever feeds