Se alguma dúvida ainda restasse a alguém de que este país caminha a passos largos para o abismo de se tornar outro Brasil no que se refere à violência, penso que a notícia de hoje de que um homem foi baleado por outro, dentro de uma esquadra de polícia, vem desfazer quaisquer vestígios de ilusão mesmo nos mais optimistas.
Mesmo quem tem por hábito ver o copo meio cheio, há-de convir que, quando se chega a este ponto de desfaçatez em que nem um local onde está situada a autoridade (outrora tão respeitada...) é impeditivo de se levar a cabo objectivos de vingança, se está muito perto da anarquia total em que teremos que providenciar patrulhas do cidadão e uma polícia especial, tipo BOPE.
Desde que assistimos ao assalto a uma dependência bancária, envolvendo reféns e ataque policial em directo, como se de uma telenovela se tratasse, que foi o descalabro total e temos assistido a um pouco de tudo...o que é mau: assaltos a postos de abastecimento de combustíveis, a supermercados, a automobilistas - nomeadamente com o aumento do fenómeno do carjaking - e roubos a ourivesarias. Juntam-se as revoltas em bairros, a guerra de gangues e a violência em estabelecimentos de diversão nocturna e temos o caldo entornado. Foi assim o mês de Agosto de 2008 que vai ficar marcado como um dos mais violentos dos últimos anos em Portugal.
Na minha humilde opinião, já só com medidas severas e punições exemplares para os criminosos é que talvez se consiga pôr um pouco de ordem neste país que já foi um paraíso de tranquilidade. E quando afirmo isto, refiro-me a prisões de alta segurança onde os detidos culpados de crimes graves fossem obrigadas a trabalhos forçados durante períodos bastante longos. Mas para isto é necessária uma revisão do código penal, que neste momento apenas beneficia os ladrões e assassinos, e também a construção de mais estabelecimentos prisionais.
Só com penas pesadas, cumpridas integralmente e com rigor, se conseguirá travar esta onda de violência que parece assolar todo o país.
. Esperar
. O valioso tempo dos madur...
. Filhos
. Hoje
. Humor
. Alentejo
. in-util
. Amigos
. Milena
. Vida
. Caty
. Migas
. rcarlos
. Tibéu
. Princesa
. Raio