Todos sabemos que os portugueses são conhecidos pela sua veia fatalista. Todos sabemos também que ser pessimista, saudosista, gostar de fado, não acreditar em nada que seja nosso, gostar de comprar tudo o que é feito lá fora ainda que seja pior do que os portugueses fazem, são características que nos vêm de muito longe, talvez desde que verificámos que a Índia não nos enriquecia, e que nos estão coladas como parte da nossa pele.
Porém o problema actual não é infelizmente apenas uma característica. O pessimismo e fatalismo actuais que se vêem espelhados na face da maioria dos portugueses estão directamente relacionados com os números com que nos bombardeiam diariamente.
Esses números falam da quebra do poder de compra e da quebra do consumo daí resultante. Os números falam da diferença entre a média dos salários nacionais e a média europeia. Os números falam do maior custo de vida em Portugal do que a média europeia. Os números falam de muitos milhares de pessoas portuguesas que passam fome. Os números falam da falta de cuidados de saúde e da espera por cuidados que deviam ser imediatos. Os números falam de creches a fechar e nenhuma a abrir. Os números falam de cada vez mais portugueses sem emprego. Os números falam dos lucros desenfreados da banca e das grandes companhias de serviços necessários e seguros. Os números falam do défice descontrolado, apesar do governo nos querer tapar os olhos vendendo o que outros anteriores tinha guardado. Os números falam de corrupção que se estende pela sociedade portuguesa como uma epidemia de tuberculose incurável, misturando política com futebol e negócios imobiliários. Os números falam da compra sempre crescente de carros e iates de luxo, o que é atentatório à dignidade de quem paga impostos. Os números falam-nos em tantas coisas que nos deixam envergonhados quando falamos com estrangeiros.
Há uns tempinhos atrás anos estávamos de “tanga”, mas agora estamos mesmo completamente a nú.
Será que ainda alguém espera que os portugueses tenham vontade de rir? Não se deixem iludir pelas imagens transmitidas nos dias de Carnaval. Vejam antes as imagens dos restantes 362 dias do ano...
. Esperar
. O valioso tempo dos madur...
. Filhos
. Hoje
. Humor
. Alentejo
. in-util
. Amigos
. Milena
. Vida
. Caty
. Migas
. rcarlos
. Tibéu
. Princesa
. Raio