Há uns dias visitei a vila onde nasci. Tudo está mudado! Tudo o que pertencia ao meu tempo, à minha infância e adolescência, à minha memória, quase desapareceu. "É o progresso", é o que me dizem.
Não sei que conceito é este de progresso! Para mim não é progresso nem regresso, é o inverso. O inverso dos valores em que fui criada, o inverso da sensibilidade em que vivíamos, da paz e da tranquilidade que lá se respirava, o inverso do convívio fraterno e de verdadeira amizade entre toda a população. É o insucesso.
Insucesso da sociedade nesta caminhada que nos envolve a todos e em que cada um de nós teima em caminhar sozinho, sem olhar sequer à sua volta e sem se aperceber que, perdendo a amizade dos que nos rodeiam se perde todo o sentido da vida.
Viver é conviver. Já todos ouvimos esta frase. Eu aprendi-a com a educação que me deram e com o que a experiência me ensinou. Ali, na minha terra, a vida escorria nas nossas veias e entre os nossos dedos, por entre a família, grande, e os vizinhos, os animais e as plantas. Tudo em equilíbrio numa união perfeita. Homens, mulheres e crianças cresciam e viviam felizes com a natureza..
Éramos tão livres como os pássaros que cantavam nas árvores que nos davam a sua sombra. Havia paz, tranquilidade e respeito. Às vezes havia um ou outro desentendimento mas não me lembro de agressões, mortes violentas ou destruição. Tudo isto porque havia valores. Valores que, sem se saber bem como, se foram perdendo.
Em que momento se perdeu o respeito pelos mais velhos, o carinho pelas crianças, animais e plantas? Os nossos avós podiam ser analfabetos mas eram cheios de sensibilidade e sabiam educar os filhos.
Nós, com a nossa ânsia por conhecimento, quisemos saber mais. Quisemos saber o que se passava para lá do nosso pequeno horizonte. Acreditámos que, aprendendo mais, tornaríamos o mundo melhor.
Agora, que o meu horizonte já é maior que o planeta, eu quero ainda continuar a acreditar que não trilhamos um caminho sem retorno.
. Esperar
. O valioso tempo dos madur...
. Filhos
. Hoje
. Humor
. Alentejo
. in-util
. Amigos
. Milena
. Vida
. Caty
. Migas
. rcarlos
. Tibéu
. Princesa
. Raio