Domingo, 8 de Julho de 2007
Li recentemente um artigo bastante interessante sobre um enorme problema com que se debatem actualmente muitos adolescentes portugueses (95% são do sexo feminino): a anorexia. É uma doença que afecta principalmente as pessoas mais jovens, entre os 15 e os 25 anos, mas a situação está a gravar-se de tal forma que já não é invulgar uma criança de 11 ou 12 anos estar seriamente afectada. É uma das doenças do séc. XXI.
Penso que talvez os grandes culpados deste problema seja o meios de comunicação que enaltecem constantemente os "corpinhos danone ". É nas telenovelas, filmes e séries juvenis, é nas fotos de moda, é na publicidade...enfim em todo o lado há a exaltação da magreza como sinónimo de beleza. Impõem assim o estereótipo de que a magreza é um factor importantíssimo, senão indispensável, para o sucesso social e económico de qualquer pessoa.
Custa-me muito ver que a ideia que passa para os jovens é a de que a aparência é que é importante, em detrimento dos valores fundamentais para qualquer ser humano. Ao ponto de haver crianças e jovens dispostas a morrer...apenas para serem magras.
Tenho 19 anos.. e também gosto desse "corpo danone " (quem não gosta?). Tenho um niquinho de localizadas, porque a preguiça de fazer exercício é tanta... nada que com força de vontade não se consiga... mas depois estrago tudo nas porcarias dos comeres.. lol chego a achar que trabalho em vão Lol
No entanto não estou nem aí preocupada com isso. A publicidade dessa ideia a mim não me afecta, gosto de comer, o comer é tão bom! não tenho culpa lol
Acho que neste momento temos um contra-senso muito grande, por um lado é a obesidade infantil, por outro é a anorexia, questiono-me eu, não estarão interligadas?
Pergunto-me eu outra vez, não terão também os pais uma pontinha de culpa? Falta de atenção aos primeiros sinais, falta de conversar com os filhos, lhes dizerem que estão "perfeitos"..! Porem o chamado travão sempre que necessário.. Se calhar se aos primeiros sinais os pais mostrarem sobre os efeitos das atitudes alimentares dos filhos muitos casos talvez não existossem.
E os "amigos", não serão acima de tudo os grandes "culpados"? A adolescência é uma altura importante na vida de uma pessoa, é a altura de afirmação. A opinião dos amigos para os adolescentes é deveras importante... Amigo que é Amigo, nota quando não estamos bem, Amigo que é Amigo, também conversa e põe o travão..!
A maioria dos jovens, toma a maior parte das refeições fora de casa, por causa das deslocações... alguém sabe o que eles comem ou o que eles não comem ? Só os Amigos podem ver isso..
Não será culpa da sociedade em geral, e da ideia de banalizar as coisas importantes?
Há muito trabalho a fazer neste campo..
Bj . diana.
Ps: Agora vou aloçar uma pizza :D
Compreendo e concordo, acho que a programação televisiva cada vez mais é pobre em valores e pedagogia e depois ficam impressionados ao constactar com as acções de violência e ausentes de sentimentos que partem dos jovens, esquecem-se que é só isso que eles vêm na TV.
Paisagemviva
Comentar post