Mais um ano chega ao fim, trazendo consigo a azáfama habitual própria das festas. Não bastando isso é uma altura de enorme sobrecarga de trabalho também para nós, professores já que é o final de um período de trabalho em que é necessário avaliar o trabalho desenvolvido e elaborar relatórios intermináveis que pretendem descobrir o porquê dos problemas que se levantam nas diferentes turmas. Como se não fosse óbvio que o insucesso se deve ao elevado número de alunos por turma, à heterogeneidade dos grupos e ao pouco tempo que a maioria dos pais tem para dedicar aos seus filhos...
Bem, mas o objectivo deste post não é lamentar-me pelo trabalho que tenho ainda que fazer até que, finalmente, possa gozar de um descanso bem merecido de alguns dias. É, sim, apresentar as minhas desculpas a todos os amigos que costumo visitar e deixar algumas palavrinhas pois não me tem sido possível por falta de tempo. O pouco que tenho escrito é à pressa e o resto é praticamente impossível. Parece mentira mas nem aos últimos comentários tenho conseguido responder, coisa que me custa bastante.
A todos os que têm continuado a deixar as suas palavras, bem como aos que passam sem dizer nada, deixo o meu agradecimento e votos de um óptimo fim de semana.
No que respeita ao insucesso escolar tenho uma opinião própria:
1 - hoje em dia só se pensa na estatística e os miúdos têm de passar à força, mesmo que não saibam nada. Para cada "chumbo" deve ser necessário um relatório a justificar. Por isso compreeendo os inúmeros relatórios que tem de fazer. Como resultado temos miudos em anos escolares mais avançados sem terem consolidado a matéria dos anos anteriores.
2 - Os pais têm pouco tempo, é certo, mas não devem passar todas as suas responsabilidades educativas para as Escolas. Se assumem o seu papel de pais e encarregados de educação, devem assumir não só os sucessos, como os fracassos dos seus filhos e tentar arranjar soluções para melhorar em vez de justificar desculpabilizando as suas atitudes e as dos seus educandos, atribuindo a culpa a terceiros (professores, condições escolares, tempo, governo...Deus, etc...) Ok, é claro que estes intervenientes também poderão ter influência no resultado, dependendo dos casos. Mas o que me irrita é que a primeira atitude de defesa dos pais não é: VAMOS RESOLVER. é mais A CULPA É DOS OUTROS. Resultado: Vamos criar uma geração de muitos irresponsáveis que proclamam os seus direitos, esquecendo-se dos seus deveres. Habituados que os desresponsabilizem e que alguém faça alguma coisa por eles. Os empregos têm de surgir sem procurar; O dinheiro tem de aparecer sem trabalhar muito; e por aí fora...
Desculpe o desabafo. Vou ter de publicar qualquer coisa sobre isto no meu blog...:P
Bom trabalho e bom descanso. Cumprimentos
Nem imagina como gostei do comentário que aqui deixou! É muito bom saber que há pessoas (além dos professores) que têm esta visão realista do que se está a passar actualmente na educação das crianças portuguesas. Cada vez mais o espírito é, se a criança tem bosn resultados escolares a conversa dos pais é "Meu rico filhinho, é tão inteligente!". No caso de ter dificuldades o caso muda de figura e passa a ser "A culpa é do professor que não quer fazer nada!". E isto é mesmo assim como estou a dizer, ninguém acha que tem um filho que não foi bafejado pela inteligência e tudo quer ter filhos doutores apesar de alguns nem sequer conseguirem aprender a ler em condições, por mais que a gente se esfole!
Para terminar conto-lhe o caso de um aluno meu deste ano que, para além das enormes dificuldades e desmotivação que apresenta, é também extremamente mal-educado. Depois de uma cena em que o menino gritou violenta e ofensivamente com a professora dos apoios, pedi-lhe o caderno e reportei a situação à encarregada de educação pedindo-lhe que tomasse alguma medida uma vez que a escola está limitadíssima nesse aspecto.
No dia seguinte chega o rapazola com um ar triunfante, a dar-me o caderno dizendo que a mãe respondeu ao meu recado. Pelo ar dele vi logo que ali vinha bomba e não me enganei. Reproduzo aqui fielmente a resposta da senhora "Será que é só o G... que tem defeitos? Ou será que é ele o patinho feio da sala?"
Agora, com uma coisa destas, diga lá o que se pode fazer?! A vontade que me deu foi pegar no maldito caderno e responder " É um patinho feio mas, ao contrário do da história, este nunca se vai transformar em cisne devido à educação que lhe dá!" Mas depois achei que era lançar pérolas a porcos... :-)
Peço desculpa pela enorme resposta. Cumprimentos e muito obrigada pela sua visão das coisas
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