Há muitos anos atrás, quando escolhemos esta cidade para nos fixarmos devido a exigências profissionais e familiares, nunca pensei vir a gostar tanto deste cantinho instalado bem no meio da magnífica planície alentejana.
Ouvi, então, uma frase que achei engraçada e estava longe de saber que me iria assentar como uma luva, alguns anos mais tarde. Dizia uma colega minha que tinha ido com o marido passar uma semana de férias na zona do Algarve e que, ao fim de 2 ou 3 dias, ele suspirava e dizia que não podia perder o castelo de Beja de vista. Pois é isso mesmo que me acontece agora, cada vez que tenho que me ausentar por algum motivo! Começo logo a andar impaciente por voltar para a minha casa, o único lugar onde me sinto segura e confortável.
Realmente, o castelo de Beja, que se ergue ao centro de uma imensa planura, com a sua altaneira e imponente Torre de Menagem, exerce sobre nós um efeito quase mágico de atracção.
De longe, quando ainda a cidade mal se vislumbra à distância, já a Torre se mostra, dominando a imensidade que a cerca e parece aguardar, serena, o regresso dos seus filhos a casa.
De Maria Bernardete a 18 de Janeiro de 2008 às 15:17
AH AH AH...sei de uma pessoa que ia gostar de ler isto...
Ganda velhaca...ainda gozas o pratinho, não é?
Beijões aos montões
De
Júlia a 18 de Janeiro de 2008 às 15:41
Pois é, amiga, temos a nossa terra de naturalidade e as de adopção (eu tenho duas). Às vezes, os laços com estas últimas são mais fortes do que com a primeira.
Beijinhos
Sem dúvida nenhuma que os laços que me ligam a Beja são, neste momento, muito mais fortes do que a outro sítio qualquer. São os caminhos da vida que mandam...mas a nossa terrinha tem sempre um lugar especial no meu coração.
Beijinhos
São as raízes.
Elas formam-se sem darmos por elas.
Ainda bem. É bom haver um sítio onde nos sentimos bem.
Bom fim de semana.
J. Lopes
Sim, é muito bom termos um ligar onde desejamos estar e regressar quando estamos longe, mesmo que não seja o nosso local de origem.
Obrigada pelas suas visitas habituais e comentários sempre agradáveis.
Cumprimentos
De
guiga a 18 de Janeiro de 2008 às 16:29
Admito, nunca estive em Beja. Quero muito conhecer! Adoro o alentejo, as pessoas, a gastronomia. Vivi um ano em portalegre e ainda recordo as pessoas que conheci. Foi um ano difícil, mas com recordações para a vida!
Beijinhos e um óptimo fim-de-semana, com essa "altaneira e imponente Torre de Menagem" bem à vista! :)
*.*
Então toca a fazer planos para visitar esta cantinho do Alentejo que tem tanto para mostrar a quem o visita! E Portalegre também adoro pois vivi lá mais de 10 anos...talvez nos tivéssemos cruzado por lá, quem sabe. :-)
Beijinhos e obrigada pelas tuas visitas e comentários sempre queridos.
Beijinhos
De CARPE DIEM a 18 de Janeiro de 2008 às 23:18
Alguem disse, acho que foi Antonio Lobo Antunes, que Portugal tem dois corações: Tras-os-montes e Alentejo. O primeiro conheço bem, quando chego a Amarante e vejo as nossas terras Altas respiro fundo com emoção. O segundo , Alentejo conheço muito aquem do que gostaria mas meu olhar se perde na planicie tambem com igual emoçao!
Bom fim de semana!
Abraço!
E porque não planear umas férias por estas bandas? Há muita coisa interessante para ver por aqui, acredite! Alentejo é sempre lindo, seja de Inverno ou de Verão...
Cumprimentos
Comentar post