Hoje é um "dia santo", o que é diferente de ser um "dia feriado". Os dias santos são do foro canónico enquanto os feriados pertencem ao foro civil. Dias como o de amanhã já são muito poucos, apenas o 1º de Janeiro, Dia de Santa Maria, Mãe de Deus; a Sexta-feira Santa, antes do Domingo de Páscoa; a Festa do Corpo de Deus, sempre a uma 5º-feira; a Assunção da Virgem Santa Maria, a 15 de Agosto; o Dia de Todos os Santos, a 1 de Novembro; a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, a 8 de Dezembro, e no preciso mês, o Natal do Senhor, a 25.
A festa de amanhã é o Corpo de Deus, uma solenidade que começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada universalmente pelo Papa Urbano IV através da bula "Transitus", em 1264, dotando-a com Missa e ofício próprios.
Terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do séc. XIII e tomou a denominação de Festa do Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular da Euraristia é manifestada no 60º dia após a Páscoa e forçosamente numa 5ª-feira, fazendo assim a união íntima com a última Ceia, de Quinta-feira Santa.
Fonte: agência ecclesia
. Esperar
. O valioso tempo dos madur...
. Filhos
. Hoje
. Humor
. Alentejo
. in-util
. Amigos
. Milena
. Vida
. Caty
. Migas
. rcarlos
. Tibéu
. Princesa
. Raio